07/01/2014

Automóvel

Fonte: Ford Motors do Brasil

Você compra um carro. Não importa se é novo ou usado. O que aconteceria se ele fosse roubado? Ou se você se envolvesse em uma colisão de pequenas ou de grandes proporções? Ou ainda se ele fosse levado pela correnteza durante uma chuva torrencial? Você teria condições de repor ou consertar seu bem sem prejuízos financeiros?

O Seguro Automóvel existe justamente para evitar as perdas financeiras decorrentes desses e de outros incidentes que venha a ocorrer!

Alguns termos utilizados importantes:

  • Casco: é a cobertura para o seu veículo em si.
  • Sinistro: evento coberto pelo seguro, o qual causa danos ao veículo ou a terceiros.
  • Terceiro: Pessoas Físicas ou Jurídicas lesadas material ou corporal pelo segurado ou pelos condutores designados em caso de sinistro coberto.
  • Franquia: é a participação obrigatória do segurado em caso de sinistro coberto na cobertura Casco.
  • RCF (Responsabilidade Civil Facultativa): cobertura para Terceiros, cobrindo Danos Materiais e/ou Danos Corporais e/ou Danos Morais.
  • APP (Acidentes Pessoais por Passageiro): cobertura de Morte e Invalidez para os ocupantes do Veículo. Pode ser considerada adicional ao seguro obrigatório (DPVAT).

Veja abaixo quais as coberturas que podem ser contratadas!

Para o casco

Compreensiva

Cobre colisão, incêndio e roubo, além de danos causados pela Natureza, como enchentes, alagamentos (água doce), queda de árvores. Geralmente contratado pelo Valor de Mercado Referenciado, definido pela Tabela vigente, atualmente é utilizada a FIPE (de 80% a 120%, dependendo da seguradora e de opcionais). Alguns modelos de veículos, em algumas regiões do Brasil, todavia, são contratado pelo Valor Determinado, geralmente variando entre 70 e 80% do valor da FIPE no momento da contratação. É possível escolher a franquia entre normal (ou obrigatória), majorada, ou reduzida.

Incêndio e Roubo

Cobre danos causados ao veículo por incêndio ou roubo. Bem como as despesas para socorro e salvamento do veículo, em caso de risco coberto.

Para Terceiros

RCF – Danos Materiais

Cobre os danos materiais causados a bens de terceiros em caso de sinistro coberto, até o limite contratado na apólice.

RCF – Danos Corporais

Cobre os danos corporais causados a terceiros em caso de sinistro coberto, até o limite contratado na apólice. Deve ser contratada em conjunto com a cobertura de RCF – Danos Materiais.

RCF – Danos Morais

Garante ao Segurado o reembolso de indenização por danos morais e estéticos causados a terceiros, exceto passageiros transportados, em decorrência de acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado, coberto e indenizável, pela qual vier a ser responsável civilmente em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora.

Para Ocupantes

APP – Morte Acidental por Acidente

Indeniza os beneficiários dos passageiros em caso de morte em decorrência de sinistro com o veículo segurado, até o limite contratado.

APP – Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente

Indeniza os passageiros em caso de invalidez permanente total ou parcial causadas por acidente envolvendo o veículo segurado, até o limite contratado.

DMHO – Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas

Reembolsa os passageiros até o limite contratado em caso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas ocasionadas por acidente coberto envolvendo o veículo segurado.

Outras Coberturas Opcionais

Assistência 24 Horas

Diversas opções. Os serviços básicos de assistência são: guincho em caso de acidente ou pane, chaveiro, socorro mecânico, etc. Em algumas seguradoras, é oferecido o Carro Reserva básico (sem ar condicionado e sem direção hidráulica) como benefício. Também pode oferecer serviços para a residência.

Carro Reserva

Apesar de muitas vezes ser oferecido junto à assistência 24 Horas, pode ser contratado por períodos maiores que 7 dias, bem como veículos com ar condicionado e direção hidráulica.

Desconto ou Isenção da Franquia

Cobertura extra que pode ser contratada para isentar o pagamento de franquia em caso de sinistro, ou aplicar desconto de R$ 200,00.

Despesas Extraordinárias

Cobre as despesas extras com documentação em caso de Indenização Integral. Limitada a R$ 1.200,00 ou 10% do valor do veículo.

Higienização do Veículo

Cobre as despesas com higienização do veículo em caso de alagamento que não cause perda integral do veículo.

Lucros Cessantes

Cobertura para profissionais que utilizam o veículo como meio de trabalho, como taxistas e representantes comerciais, que deixam de receber se o veículo não rodar em caso de sinistro coberto, enquanto estiver em conserto.

Valor de Novo

Cobertura para veículos 0km, disponíveis para 6 ou 12 meses. Em caso de Indenização Integral no período contratado, o valor indenizado será o de 0km.

Vidros

Cobertura para conserto/troca de vidros, ou vidros e retrovisores, ou vidros, faróis, lanternas e retrovisores em caso de danos aos mesmos. Há franquia própria para esta cobertura e sua utilização não influencia na bonificação da apólice.

 

Disponibilizado também para Motos e Caminhões!

Entre em contato e solicite um orçamento para seu veículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *